30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Mundo

Primeiro passo! - 24/04/2024, 14:20 - Da Redação

Portugal reconhece pela 1ª vez escravidão e genocídio no Brasil

Presidente português assumiu culpa em diversos crimes cometidos no país

Primeira vez que um Chefe de Estado português assume importância do país nos acontecimentos trágicos no Brasil
Primeira vez que um Chefe de Estado português assume importância do país nos acontecimentos trágicos no Brasil |  Foto: Rui Ochôa I Presidência da República

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, fez uma declaração surpreendente na última terça-feira (23). O Chefe de Estado assumiu que o país foi responsável por uma série de crimes contra escravos e indígenas no Brasil.

Em um bate-papo com correspondentes estrangeiros, o presidente ainda revelou que sugeriu ao governo que tomasse algumas medidas de reparação histórica e afirmou que Portugal "assume total responsabilidade pelos danos causados", como a escravidão, genocídio de povos indígenas e saqueamento de bens.

"Temos que pagar os custos (pela escravidão). Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso", declarou.

Apesar de não ter dado mais detalhes de como será feita a reparação, o Chefe de Estado pela primeira vez pediu desculpas pelos atos cometidos por Portugal e reconheceu a importância desse ato. "Pedir desculpas é a parte mais fácil", disse ele.

Durante mais de 400 anos, cerca de 12,5 milhões de africanos foram escravizados e levados à força para viagens de longa distância em barcos com condições miseráveis. Quem sobrevivia era levado para trabalhos sem remuneração em regiões do Brasil e do Caribe.

Apesar de todo passado triste, as escolas em Portugal falam muito pouco sobre o papel de Portugal na escravidão, e as autoridades tampouco.

exclamção leia também