Esporte

Seg, 09/07/2018 | Atualizado em: 09/07/2018 às 05h00


Esporte

Fórmula 1 Vettel brinca na casa de Hamilton

Das Agências
A+ A-

Sebastian Vettel venceu uma das grandes provas da Fórmula 1 nesta temporada e abriu vantagem na liderança do Mundial de Pilotos.

O alemão da Ferrari acabou com a hegemonia da Mercedes no Circuito de Silverstone e cruzou em primeiro a linha de chegada do Grande Prêmio da Inglaterra, ontem, em corrida repleta de ultrapassagens, acidentes e acontecimentos.

Se nos últimos tempos a categoria se acostumou a uma briga quase particular entre Vettel e Lewis Hamilton, desta vez foi diferente.

O inglês da Mercedes até superou a péssima largada, em que perdeu a liderança – e o acidente quase na sequência, que o levou para a última colocação –, e terminou em segundo, mas ambos sofreram para conseguir estes resultados na prova.

A poucas voltas para o fim da prova, era Valtteri Bottas quem tinha a liderança, e a diferença dele para seu compatriota Kimi Raikkonen, quarto lugar, era apenas visual.

Mas o finlandês da Mercedes não aguentou e foi ultrapassado pelos três pilotos que vinham atrás dele. Bom, também, para Raikkonen, que fez uma grande prova e terminou com a terceira colocação.

A grande decepção, então, ficou por conta do holandês Max Verstappen, que chegou a flertar com a possibilidade de pódio, mas errou na reta final e precisou abandonar a corrida.

Seu companheiro de equipe, o australiano Daniel Ricciardo, herdou a quinta posição. Nico Hulkenberg, Esteban Ocon, Fernando Alonso, Kevin Magnussen e Pierre Gasly, respectivamente, completaram o G-10.

Mas ninguém conseguiu tirar o 51º triunfo da carreira – sendo o quarto na temporada – de Vettel, que acabou com a hegemonia de Lewis Hamilton na Inglaterra, onde o piloto da Mercedes havia vencido nos últimos quatro anos. Ele chegou a 171 pontos, contra 163 de Hamilton, 116 de Raikkonen, 106 de Ricciardo, 104 de Bottas e 93 de Verstappen.

No Mundial de Construtores, a Ferrari ocupa a liderança, com 287 pontos. Quem está na segunda colocação é a Mercedes, que soma 267. A Red Bull vem em terceiro, com 199 pontos no total. A quarta colocação é da Renault, com 70. O quinto lugar é da Haas, com 51.

A Fórmula 1 voltará a ser disputada em duas semanas, no dia 22: o Grande Prêmio da Alemanha, no Circuito de Hockenheim, às 10h10.