Viver Bem

Qui, 12/07/2018 | Atualizado em: 12/07/2018 às 05h00


Viver Bem

Hora de pensar 'fora da caixinha'

A+ A-

Crescer profissionalmente é desejo de 10 entre 10 brasileiros, sejam autônomos ou funcionários de alguma empresa. Pensando nisso, o inglês Tim Brown criou o método "designer thinking", que quer dizer 'pensando como um designer'.

De acordo com Lau Yamazaki, professor pós-graduado em Design de Produto, o 'designer thinking' pode ser aplicado em qualquer segmento.

A advogada Maiana Brandão tem certeza disso. "Na verdade, trata-se de um modelo mental, uma forma intuitiva, colaborativa, empática, cíclica e interativa de resolver problemas", diz.

Coordenadora de um projeto social, ela afirma que o designer thinking foi importantíssimo no seu processo de construção de carreira "para entender o meu público alvo, desenvolver as ferramentas e entregar algo que de fato fizesse sentido pra ele", conta.

O professor Lau ensina que sua aplicação é feita em três etapas: participação, ideação e implementação. "Na primeira, identificamos o problema, nos colocamos no lugar de quem o enfrenta. em seguida, pensamos em alternativas para a solução e, por fim, testamos", finaliza.

* Sob a supervisão da editora Ellen Alaver