Viver Bem

Ter, 06/11/2018 às 15h50 | Atualizado em: 06/11/2018 às 15h51


Viver Bem

Não force sua visão

Nágila Santana
A+ A-
Não force suas vistas - Divulgação
Não force suas vistas
Divulgação

Tem dificuldade para enxergar o letreiro do 'buzão' ou não consegue copiar as atividades no quadro? Cuidado! Você pode estar com alguma alteração nos olhos.

Foi assim que a estudante de farmácia Ana Clara, 19 anos, descobriu que precisava usar óculos. "Com o passar do tempo, percebi que a minha visão à distância não estava muito boa. Cheguei a perder vários ônibus e sentava sempre na frente da sala de aula para copiar as atividades", revela.

Segundo a especialista em cirurgia refrativa e de catarata, Andréia Peltier Urbano, a miopia ocorre quando o olho foca a luz antes do plano da retina, formando imagem de longe desfocada.

A utilização frequente de aparelhos eletrônicos próximos aos olhos contribui para um esforço excessivo.

Por ser uma doença muitas vezes hereditária, é importante que os pais fiquem atentos caso os filhos tenham dificuldade em enxergar de longe, um sinal precoce de miopia progressiva.

O tratamento contra este erro refrativo pode ser feito com a indicação de óculos de grau ou lentes de contato para corrigir a distância focal do olho míope e ajudar a reduzir a taxa de progressão da miopia.

"Se o problema não for corrigido, ocorre a possibilidade de se fazer uma cirurgia refrativa", explica a especialista Andréia Peltier Urbano.