Nas Ruas

Ter, 11/06/2019 | Atualizado em: 11/06/2019 às 08h48


Nas Ruas

Combate Operação contra o trabalho infantil

Luan Borges*
A+ A-

A Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), lançou na manhã de ontem, no Palácio Thomé de Souza, a Operação Salvador Contra o Trabalho Infantil. A ação visa, em primeiro momento, realizar um mapeamento para a elaboração de políticas públicas específicas para o combate ao trabalho infantil.

Amanhã é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, data instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) no ano de 2002. De acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2017, a Bahia ocupa o segundo lugar entre os estados do país com o maior número de crianças trabalhando.

A mobilização tem um cronograma de fiscalização, porém os detalhes não foram divulgados para que exista um efeito de surpresa nas ruas da capital baiana. A representante da SPMJ, Rogéria Santos, explica que a ideia não é reprimir, mas conscientizar a população sobre a problemática.

"A operação não tem um condão de punir, nem de reprimir. Ela tem um condão de educar e conscientizar a sociedade, a população e os empresários", comentou a representante, acrescentando que a secretaria estará nas ruas para fazer o mapeamento e, após isso, planejar junto a outros órgãos políticas específicas para intervir nessa realidade.

* Sob a supervisão da editora Meire Oliveira