Viver Bem

Qua, 12/06/2019 | Atualizado em: 12/06/2019 às 13h34


Viver Bem

Infertilidade é saúde pros bichos

gabriel Conceição*
A+ A-

A castração é um procedimento cirúrgico que deixa cães e gatos inférteis – servindo de ferramenta para o controle populacional destas espécies. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), no Brasil, há uma população de 37 milhões de cachorros e 21 milhões de gatos. Por isso , a discussão em torno das vantagens da castração é cada vez mais pertinente.

Embora ainda exista quem considere a cirurgia uma maldade com o animal, especialistas apontam que o procedimento é benéfico. Para a veterinária Flaviane Pires, castrar o animal traz vários benefícios para a saúde do cão ou do gato. "Além de evitar o controle populacional, a castração evita o abandono e o aumento de animais errantes nas ruas – passíveis de transmissão de doenças. E minimiza em 80% o desenvolvimento de tumores diversos e infecções severas no caso das fêmeas, melhorando a qualidade de vida e longevidade desses animais, preservando seu bem estar", afirmou a especialista.

Portanto, além de ser uma verdadeira prova de amor e cuidado com o seu pet, a castração é um processo simples e de recuperação rápida. Não tem nada de maldade!