Nas Ruas

Qui, 11/07/2019 | Atualizado em: 11/07/2019 às 07h30


Nas Ruas

desmistificando a matemática básica

Raul Aguilar
A+ A-

Uma brincadeira deu origem ao projeto social de ensino gratuito da matemática que está mudando a vida de crianças e adolescentes carentes de Salvador.

O gestor ambiental e estudante do curso de licenciatura em matemática Cícero da Silva Nascimento, 44 anos, resolveu criar um desafio para jovens que frequentam a lanchonete onde ele trabalha, no bairro da Calçada. "Eu desafiei três alunos a calcularem a raiz quadrada aproximada do número dois. Daria um prêmio para quem acertasse, mas notei que eles não estavam conseguindo calcular. Vi que existia um problema e que precisava ajudar", contou.

Após o episódio, Cícero resolveu ensinar a disciplina para alunos de escolas públicas da região. "Notei que o ensino da escola pública tradicional não estava bom e falei com um amigo pastor, que resolveu ceder o espaço do igreja para que eu pudesse capacitar os alunos, desmistificanado a ideia de que matemática é um bicho papão", explicou o gestor que ministra aulas de matemática básica.

O professor usa instrumentos auxiliares para ajudar no aprendizado. Com um termômetro digital, ele ensina aos alunos como calcular a temperatura. "Nossa metodologia é de explicação e repetição. Aqui os alunos tiram suas dúvidas e aprendem através de instrumentos que eles não encontram em sua escola pública", explicou.

O projeto conta atualmente com 22 alunos do ensino fundamental e médio.