Viver Bem

Qui, 15/08/2019 | Atualizado em: 15/08/2019 às 04h03


Viver Bem

Saúde bucal é importante

gabriel conceição*
A+ A-
almassa.com.br

Ter um belo sorriso para tirar fotos e dar risada com amigos e familiares traz uma sensação de satisfação e eleva a autoestima. Além disso, uma boa saúde bucal é importante para o bom funcionamento do aparelho digestivo e evita o mau hálito, além de diversas doenças periodontais, como gengivite (inflamação da gengiva), cárie e periodontite, patologia que compromete os tecidos de sustentação dos dentes e pode provocar problemas no coração e nos pulmões.

No entanto, ainda há pessoas que não se preocupam tanto com a saúde bucal como deveriam. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, cerca de 90% dos adolescentes com idade entre 15 e 19 anos já tiveram cárie e outros problemas.

"A melhor forma de evitar doenças é a realização correta da higienização bucal. Durante o dia, é recomendado a escovação dos dentes três vezes ao dia, após cada refeição, e o uso diário do fio dental. Além disso, a ida ao dentista de seis em seis meses para fazer uma avaliação é de extrema importância", explicou a dentista Tatiana Mendes.

Os grandes vilões para os dentes e gengivas são a má alimentação, o tabagismo e o álcool. Uma dieta rica em fibras, por exemplo, é um forte aliado para seus dentes e gengivas se manterem saudáveis.

Por outro lado, os carboidratos e itens abundantes em sacarose não são recomendados. Esses alimentos são ricos em diferentes tipos de açúcar, o que pode resultar no aparecimento da cárie.

"A saúde bucal tem íntima relação com a saúde geral, pois a boca interage com todas as estruturas do corpo. As más condições de higiene bucal podem causar doenças bucais, que, por sua vez, podem levar a enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes. Então, não cuide somente dos dentes quando for ao dentista, pois o cuidado em casa é ainda mais importante", concluiu a dentista.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos