Viver Bem

Qui, 22/08/2019 | Atualizado em: 22/08/2019 às 04h03


Viver Bem

Mantenha os óvulos saudáveis

gabriel Conceição*
A+ A-

Os óvulos são células grandes e arredondadas, considerada as maiores do organismo. Eles são revestidos por uma membrana primária e membranas terciárias que o protegem contra choques e permitem a penetração de um único espermatozoide, quando acontece a fecundação.

Umas das células mais importantes do sistema reprodutor feminino, os óvulos necessitam de cuidados especiais. Para as mulheres que pretendem adiar a gravidez para um momento mais ideal em sua vida ou para quem necessita da fertilização in vitro (FIV), é importante manter os óvulos saudáveis. Dessa maneira, é possível obter uma gestação de sucesso.

De acordo com o ginecologista Leandro Passos, com o passar dos anos, é biologicamente natural que a quantidade e a qualidade dos óvulos diminuam. Apesar disso, existem alternativas que partem de hábitos saudáveis para ajudar o corpo feminino a gerar uma melhor ovulação.

"A qualidade dos óvulos está relacionada às suas características morfológicas e saúde cromossômica. Portanto, o óvulo perfeito é aquele que possui as formas e quantidade de cromossomos adequadas para gerar um embrião saudável. Diversos fatores podem levar o óvulo a perder a qualidade, independentemente da idade. Uma alimentação ruim, obesidade, tabagismo e alcoolismo são alguns exemplos", disse o ginecologista.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a porcentagem de mulheres que decidem pela maternidade por volta dos 40 anos subiu 49,5% nos últimos 20 anos graças aos avanços da medicina e os alertas sobre a saúde ovariana.

Portanto, além dos exames de rotina, a mulher que almeja manter seus óvulos saudáveis para uma futura gestação deverá obter um bom estilo de vida, com uma dieta e exercícios físicos.

* Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos