Esporte

Seg, 09/09/2019 | Atualizado em: 09/09/2019 às 04h04


Esporte

Ascensão Esquadrão tá voando alto

PEDRO MORAES*
A+ A-

O Bahia está a todo vapor no Campeonato Brasileiro da Série A. Diante do Vasco da Gama, no último sábado (7), no estádio São Januário, o Tricolor faturou mais três pontos, após bater por 2 a 0 o Gigante da Colina. Com o resultado, o Esquadrão consolidou a ótima campanha na competição e entrou de vez na briga por uma vaga na Libertadores, colando no G-6, com os mesmos 30 pontos de Inter, atual 6° lugar.

Um dos fatores que tem sido fundamental para a grande fase do Bahia no Brasileirão é a variação do esquema tático, principalmente com a trinca de volantes no meio campo. Para o técnico Roger Machado, a estratégia adotada varia de acordo com a leitura de cada partida. "A capacidade de fazer a leitura do jogo é maior do que a do torcedor, do analista esportivo. Felizmente a estratégia funcionou de novo, mas vai ter dia que não vai funcionar. O belo do futebol é esse, que não existe só uma forma", disse o comandante em coletiva.

Com o triunfo no Rio de Janeiro, o Bahia chegou a oitava partida seguida sem derrota na competição, característica que valida, com uma rodada de antecedência ao fechamento do primeiro turno, a melhor campanha do time na primeira fase da Série A na era dos pontos corridos. São 30 pontos em 18 jogos, cinco a mais do que a pontuação do primeiro turno da última edição do Brasileiro.

Não é à toa que a sequência sem derrotas tem feito parte do calendário tricolor, das 18 rodadas deste turno, a equipe não sofreu gols em dez. Para fechar o turno na zona de classificação à Libertadores, o Tricolor recebe na Arena Fonte Nova, o Fortaleza, no domingo (15) , às 16h.

*Sob a supervisão doeditor Léo Santana