Viver Bem

Sex, 13/09/2019 | Atualizado em: 13/09/2019 às 05h04


Viver Bem

Coça muito e é contagiosa

gabriel conceição*
A+ A-

A impingem é uma infecção da pele causada por fungos dermatófitos que estão presentes tanto em humanos como em animais. Eles provocam o surgimento de erupções cutâneas e bolhas em formas de anel, que contêm um líquido claro.

Além do incômodo estético que a infecção provoca, a impingem é contagiosa e pode causar sintomas como inchaço, manchas vermelhas, descamação e coceira. Esses indícios podem persistir por vários dias. Se não tratada com antecedência, as manchas podem se espalhar pelo corpo.

De acordo com a dermatologista Beatriz Damasceno, a causa da dermatofitose se dá pelo excesso de fungos na pele. Uma má higiene e contatos com pessoas e animais infectados podem ser um fator de contaminação.

"Na maioria das vezes, a doença é mais comum em crianças e idosos, mas ela não tem idade para aparecer, pois basta uma pessoa não ter uma higiene adequada e cuidados corretos que a impingem pode surgir", disse a dermatologista.

"Fungos se alastram em ambientes úmidos. Portanto, se enxugue bem quando sair do banho, especialmente nas regiões onde têm dobras, como axilas, virilhas e braços. Evite compartilhar objetos pessoais", explicou Beatriz Damasceno.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos