Viver Bem

Sex, 20/09/2019 | Atualizado em: 20/09/2019 às 07h42


Viver Bem

Terceira idade merece cuidados

gabriel conceição*
A+ A-

Conforme a idade da pessoa avança, as mudanças geradas pelo envelhecimento no organismo demandam um maior cuidado com a saúde. Entre eles está a higiene bucal.

Ter uma boa saúde bucal proporciona um grande impacto na autoestima, além de estar relacionada à saúde geral. No entanto, por falta de informação ou desleixo, muitas pessoas não dão a devida importância à higiene dos dentes e boca.

"Infelizmente, ser edêntulo (não ter dentes) quando se chega na terceira idade é, ainda hoje, normal ao olhos da sociedade. Porém, isso é um reflexo da falta de prevenção e cuidado com a saúde bucal durante toda vida", explicou o dentista Felipe Souza.

Com a falta de cuidados, vários problemas podem surgir. A cárie está entre as doenças crônicas mais comuns entre pessoas acima dos 60 anos. Além disso, não ter dentes na terceira idade pode acarretar em problemas como redução da fala, perda de apetite e dificuldade na mastigação.

"Esses problemas podem ser evitados, pois, independentemente da idade, uma pessoa pode ter dentes e gengivas saudáveis. Basta você cuidar da saúde bucal e fazer consultas periódicas com o dentista. Com isso, os seus dentes podem durar a vida inteira", concluiu.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos