Esporte

Seg, 23/09/2019 | Atualizado em: 23/09/2019 às 07h51


Esporte

Futemesa chegou pra ficar

gabriel conceição*
A+ A-
almassa.com.br

Criado há cerca de três anos, o futemesa, modalidade esportiva que mistura futebol, vôlei e tênis de mesa, vem conquistando o povo brasileiro e proporcionando diversão e lazer para crianças, jovens e adultos. Além disso, o esporte já é um sucesso entre grandes clubes e jogadores de futebol profissional, que utilizam a prática para o desenvolvimento da coordenação motora, melhora nos reflexos, pontaria e controle de bola.

O futemesa tem regras próprias, utilizando uma bola e uma mesa com rede para a sua prática. É possível jogar um contra um ou em duplas. No esporte não é permitido tocar a bola com as mãos, podendo dar no máximo três toques na bola e sendo necessário colocá-la na metade oposta da mesa.

Por ser um esporte de fácil aprendizado, atraente e competitivo, o futemesa pode ser disputado em casa, na praia, no campo, no parque, entre outros locais. Em Salvador, a modalidade está ganhando muito destaque e adquirindo novos adeptos.

"O futemesa vem crescendo ano após ano e se desenvolvendo. No ínicio, a mesa era reta e hoje ela é curvada. O crescimento de aluguéis destas mesas têm crescido aqui em Salvador. Diversas pessoas alugam para um fim de semana, aniversários e eventos em praias", revelou Afonso Costa, de 26 anos, professor e atleta de futvôlei.

O sucesso na capital baiana está sendo tão grande que a modalidade ganhou seu primeiro evento em Salvador, o Torneio de Futemesa Diffe, realizado pelo Futevôlei Salvador e pela loja Diffe, que ocorreu no último dia 15 de setembro, no Shopping Bela Vista. Na competição, uma das principais atrações foi a campeã mundial de futevôlei, Natália Guilter, que também é uma das embaixadoras do futemesa.

"O evento foi incrível e foi minha primeira experiência em shopping. Achei bem bacana e uma ideia bem interessante. A galera foi super solícita, calorosa e me receberam muito bem em Salvador", destacou a atleta.

O surgimento do jogo no Brasil aconteceu em 2017. Inspirados em um vídeo do atacante Neymar, que aparecia praticando algo semelhante, os sócios Flávio Deleo e Juliano Alvizi, que também são proprietários de uma franquia de loja do Corinthians, decidiram abrir a empresa Futmesa Brasil.

Em Salvador, existe um empreendimento que também decidiu investir pesado no esporte. Trata-se da Oxe Sports, que organiza eventos esportivos, além de fabricar, vender e alugar futemesas. A empresa é a pioneira no ramo na capital baiana e já está colhendo bons frutos.

"Somos os pioneiros aqui na fabricação, comercialização (venda e locação) destas mesas. Em alguns centros esportivos você consegue encontrar algumas destas mesas ou em residências particulares de quem adquiriu de outro estado. Por isso, vejo um futuro bem promissor para modalidade", vislumbrou Luis Henrique Lessa, idealizador e co-fundador da Oxe Sports.

"Se bem organizado através de federações e ligas quem sabe não vire até um esporte olímpico? Como um esporte profissional ou lazer, o fato é que o futemesa já é um realidade em muitos países e o seu crescimento é certo, pois proporciona melhoria de saúde e qualidade de vida para todos que praticam", concluiu Luis.

*Sob a supervisão doeditor Léo Santana