Viver Bem

Ter, 24/09/2019 | Atualizado em: 24/09/2019 às 08h33


Viver Bem

São deliciosos e muito nutritivos

Gabriel Conceição*
A+ A-

Alimentos úmidos são a comida preferida da maioria dos pets, seja por ser mais suculenta ou pela facilidade de mastigar. Além disso, esses tipos de ração podem trazer diversos benefícios à saúde do seu animal de estimação.

Normalmente vendida em latas ou sachês, a ração úmida é vista meramente como um petisco ou agrado. No entanto, é rica em nutrientes e tem muito mais vantagem do que apenas os grãos puros da ração.

É o que explica a veterinária Rayana Araújo: "Os alimentos úmidos em forma de patês, com molhos e pedaços de diversos tipos de proteína, são abundantes em água, cerca de 85% de sua composição, e contém subprodutos mais nutritivos. Seja puro ou até misturado com os grãos da ração, esses alimentos oferecem uma refeição completa e balanceada para os animais", contou a especialista.

Além dos benefícios nutritivos, as rações úmidas, por conter bastante água, ajudam na prevenção e no combate de problemas urinários, que são frequentes em cães e gatos.

"No consultório, recebemos diversos pets com problemas de litíases (pedras) ou insuficiência renal crônica. Se seu animal não bebe muita água, a ração pode ajudar e muito a prevenir problemas como esses. Portanto, pode incluir esse alimento sem medo nas refeições do seu pet, mas antes leve-o ao veterinário para saber qual a melhor marca ou o tipo que comprar", concluiu a veterinária Rayana Araújo.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos