Viver Bem

Ter, 01/10/2019 | Atualizado em: 01/10/2019 às 07h35


Viver Bem

Saiba acalmar a sua ira diária

gabriel conceição*
A+ A-

Irritações no trabalho, na família, nos relacionamentos e nas contas bancárias podem te levar a ter aquela dose de estresse diária.

Esse tipo de problema afeta mais de 90% da população no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Normalmente, o estresse vem acompanhado de sintomas como tremores, aumento da pressão arterial, insônia, dor de cabeça e irritabilidade.

Além disso, pode trazer graves problemas à saúde, entre eles doenças cardiovasculares e depressão.

"É normal ficarmos estressados de vez em quando, mas, quando isso ocorre diariamente, não é saudável em nenhum quesito. Existem formas de combater o estresse e a ansiedade. Encontre alternativas para que o trabalho ou os estudos fiquem mais leves. Administre seu tempo pessoal e pense mais em si", explicou a psicóloga Tainara Nunes

Uma das formas para aliviar o estresse é descarregá-lo de maneira positiva. Uma conversa com um amigo e até mesmo um psicólogo podem ajudar. Além disso, o estresse pode ser amenizado ou evitado com uma simples mudança de rotina.

"Pratique atividades físicas no tempo livre, pois exercícios diminuem a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e ainda libera endorfinas na corrente sanguínea, que promovem o bem-estar", disse Tainara Nunes.

"A mudança na alimentação também é um ponto a ser levado a sério, pois alimentos ricos em ômega 3 melhoram todo o sistema nervoso. Portanto, ser uma pessoa estressada é apenas uma opção", concluiu a psicóloga.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos