Viver Bem

Ter, 08/10/2019 | Atualizado em: 08/10/2019 às 07h58


Viver Bem

Vista cansada pode ser um problema

gabriel conceição*
A+ A-
almassa.com.br

A famosa vista cansada, também conhecida como presbiopia, é um processo que naturalmente acontece com visão conforme o avanço da idade. Os olhos lentamente perdem a capacidade de focalizar objetos muito próximos.

É a partir dos 40 anos que o problema começa a aparecer, geralmente, quando se está realizando tarefas do dia a dia, como ler as mensagens no celular, ler um livro ou um jornal, tentar enxergar com clareza os ponteiros do relógio e conferir os comprovantes de compra.

"A presbiopia é uma coisa natural do nosso corpo que provavelmente todos terão em uma certa fase da vida. O que ocorre é o desgaste do cristalino do nosso olho, que é uma estrutura semelhante a uma lente, que muda sua forma para focalizar em certas coisas, sendo movido pelos músculos ciliares", explicou o oftalmologista Rafael Matarazzo.

"Portanto, assim como outros músculos se desgastam, os do nosso olho também, que passa a não funcionar muito bem e perdendo a focalização", completou o especialista.

Entre os principais sintomas da presbiopia estão dificuldade em enxergar letras e imagens muito pequenas, visão borrada ao ler algo na distância normal e dores de cabeça ou fadiga após tarefas que envolvem a visão de perto.

"Se sentir alguns desses sintomas, é importante buscar um oftalmologista para poder solucionar o problema antes que atrapalhe seu dia a dia", aconselhou Rafael Matarazzo.

A presbiopia não tem cura, mas pode ser corrigida e estabilizada com tratamento adequado. Para isso, são indicados métodos que compensem a dificuldade em focalizar de perto. Exemplos: óculos, lentes de contato e procedimentos cirúrgicos.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos