Viver Bem

Sex, 11/10/2019 | Atualizado em: 11/10/2019 às 08h02


Viver Bem

Outros exames são essenciais

gabriel conceição*
A+ A-

O Outubro Rosa, campanha que alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama, também serve para debater sobre diversos outros tipos de exames, que são essenciais para a saúde feminina.

Independentemente da idade, visitar um ginecologista e realizar exames, pelo menos uma vez por ano, deve fazer parte da rotina de toda mulher.

Para a ginecologista Mônica Boeck, é de grande importância que as mulheres se mostrem vigilantes sobre a própria saúde. Ela reforça a importância que todas devem se preocupar com a prevenção de doenças.

"É de conhecimento de todas que a realização de exames e consultas ginecológicas deve ser feita no mínimo uma vez ao ano. Um simples check-up anual pode prevenir e identificar possíveis problemas em estágio inicial. Um diagnóstico cedo sempre aumentará a chance de cura", explicou a ginecologista.

Entre os principais exames que devem ser feitos, estão: exames gerais, teste de papanicolau, ultrassom pélvico, densitometria óssea, ultrassom transvaginal, colposcopia, urocultura e sorologia.

"Além da consulta periódica, adotar hábitos saudáveis e manter os exames em dia, desde a primeira relação sexual até o período da pós-menopausa, são fundamentais para proteger a saúde. Não hesite em ir ao médico", concluiu a ginecologista Mônica Boeck.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos