Viver Bem

Seg, 14/10/2019 | Atualizado em: 14/10/2019 às 08h32


Viver Bem

Cuide bem dos olhos do pet

PEDRO MORAES*
A+ A-

Quem tem um animal de estimação já deve ter notado manchas na região dos olhos deles. Até mesmo para aquelas pessoas que, ainda, não tiveram esse problema com os cães, é bom ficar atento. A mancha, tecnicamente denominada de cromodacriorreia, é uma inflamação decorrente do excesso de lágrima alojada na face do animal.

De acordo com a oftalmologista veterinária Ana Letícia Bambirra, o desconforto ocular pode ser gerado por uma série de razões. "O lacrimejamento pode ser causado por um entupimento do canal lacrimal, conjuntivite alérgica, nascimento de pelo em direção aos olhos, na borda da pálpebra ou até dentro da conjuntiva", explicou a especialista. Em decorrência do processo oxidativo entre as substâncias da lágrima juntamente às bactérias da pele, que não são absorvidas corretamente pelo pet, as manchas marrons, similares à ferrugem, são formadas na face ao lado do focinho.

Para prevenção dos primeiros sinais, os tutores devem procurar um veterinário. "As consequências da cromodacriorreia são meramente estéticas, mas, por conta da umidade da lágrima na pele, podem ocorrer dermatites em face ou um cheiro desagradável de pano molhado. Dependendo da causa, podem ocorrer ulcerações de córnea, ceratite pigmentar com cegueira e, até mesmo, perda do globo ocular", destacou a veterinária.

* Sob a supervisão da editora Kenna Martins