Viver Bem

Qua, 06/11/2019 | Atualizado em: 06/11/2019 às 04h05


Viver Bem

Urinar demais é um indício

gabriel conceição*
A+ A-
almassa.com.br

O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens. Perde apenas para o de pele.

O tumor afeta a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga o órgão ao orifício externo do pênis.

Por conta dessa ligação, um dos primeiros e principais sintomas do câncer de próstata é a vontade constante de urinar.

De acordo com o oncologista Maurício Neves, esse sintoma pode ser confundido com hiperplasia benigna da próstata, que é o aumento benigno da próstata.

"O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta, não chega a dar sinais durante a vida e nem ameaçar a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Entre os outros sintomas relacionados à urina, estão a presença de sangue e a diminuição do jato urinário", explicou o médico.

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles: idade, histórico da doença na família, sobrepeso e obesidade.

Segundo o oncologista Maurício Neves, depois dos 50 anos, a realização de exames, como o de toque retal, deve ser rotineira, pois as chances de cura aumentam se o diagnóstico for feito precocemente.

"A realização dos exames de rastreamento aumentam as chances de diagnóstico em fase inicial. Hábitos saudáveis e ida ao médico são as melhores alternativas para se prevenir da doença", disse o médico.

* Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos