Viver Bem

Sex, 08/11/2019 | Atualizado em: 08/11/2019 às 04h05


Viver Bem

Dormir bem pra viver com saúde

gabriel conceição*
A+ A-
nalmassa.com.br

Os distúrbios do sono são perturbações que afetam a capacidade do corpo humano para adormecer, dormir de forma contínua ou permanecer acordado. Eles também são classificados como comportamento fora de ordem durante o sono, como o sonambulismo.

Essa patologia tem diversas variações, como apneia obstrutiva do sono (ronco), hipersonolência, síndrome das pernas inquietas, bruxismo e outros. Ao contrário do que muitos pensam, esses distúrbios podem causar problemas bem mais graves que apenas uma noite mal dormida, como, por exemplo, problemas cardíacos, respiratórios, de hipertensão e até diabetes.

Infelizmente, significativa parcela da população não tem o conhecimento real sobre o assunto. Tentando mudar esse cenário, foi realizada ontem, na Câmara Municipal de Salvador, a II Oficina sobre Distúrbios do Sono, ministrada pela odontóloga Ranuzia Galtieri. A palestra, que foi aberta ao público, abordou diversos temas relacionados à saúde do sono, como sintomas, tipos de distúrbio, diagnóstico e tratamentos.

"Esse é o segundo ano que estamos realizando essa oficina, que tem o intuito de esclarecer a população sobre os distúrbios do sono, além de mostrar para quem já sofre com algum deles os tipos de tratamentos. É um trabalho educativo muito importante, porque ainda falta muito esclarecimento sobre os distúrbios, inclusive na própria área de saúde", explicou a odontóloga Ranuzia Galtiere.

De acordo com a especialista, a falta de informação, além da difusão de informações equivocadas sobre o tema, são fatores que comprometem a assistência adequada para os pacientes. Ranuzia alerta para a importância de observar os sintomas e buscar ajuda especializada o quanto antes.

* Sob a supervisão da editora Kenna Martins