Viver Bem

Qui, 06/02/2020 | Atualizado em: 06/02/2020 às 04h00


Viver Bem

Saúde mental nos conformes

durval ferreira*
A+ A-

Buscar o equilíbrio mental é um desafio diário para muitas pessoas. Geralmente, a correria do dia a dia gera momentos de estresse, medos e dificuldades de enfrentar os desafios.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental deve ser uma parte integrante e essencial da saúde, indo além da simples ausência de transtornos mentais ou deficiências.

Para a psicóloga Luana Cerqueira, alguns dos sinais que demonstram que a saúde mental não está em dia são irritabilidade, insônia e angústia, além de outros sintomas.

"Os sinais são diversos e podem variar de cada indivíduo. Os mais comuns são irritabilidade, insônia, mudanças no apetite, dificuldade de concentração, sudorese intensa, tremores e outros que precisam ser avaliados por um profissional", alertou a psicóloga.

Para encontrar equilíbrio emocional, algumas atitudes podem ser adotadas para minimizar os danos da vida corrida, como exemplo o cuidado com a saúde física.

A prática de exercícios, aliada a uma boa alimentação, pode ajudar a ter uma vida equilibrada. "Manter uma boa alimentação, realizar atividades físicas, dormir o suficiente, além de reservar momentos para lazer e descanso, auxilia na prevenção da saúde mental", recomenda Luana Cerqueira.

Mas o nível de estresse de algumas pessoas pode estar em um ponto tão elevado que elas não conseguem tratar dos traumas sozinhas. Nesses casos, é necessário buscar a ajuda de um profissional de saúde.

"Devemos nos observar para perceber quando o corpo estiver dando sinais de que algo não vai bem. Quando você sentir que não está bem psicologicamente, o recomendado é buscar ajuda psicológica", alerta a psicóloga Luana Cerqueira.

* Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos