Plantão

Seg, 16/03/2020 | Atualizado em: 16/03/2020 às 04h01


Plantão

Covid-19 faz servidores pedirem suspensão de visitas nos presídios

Nicolas Melo
A+ A-

O Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb) vai pedir hoje à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) que as visitas e saídas temporárias sejam suspensas em todos os complexos da Bahia por causa do coronavírus.

O motivo, segundo Reivon Pimentel, presidente do Sinspeb, é preservar a saúde dos policiais penais, dos presos e demais usuários do sistema, além da sociedade.

Na sexta (13), o Sinspeb entregou um ofício (nº 032/2020) na Seap, pedindo a redução das visitas.

"Até hoje (ontem) não recebemos nenhum kit com luvas ou máscaras. Os colegas é que estão se precavendo, comprando esses materiais. Agora, os internos não estão tendo nenhuma assistência do Estado sobre essa situação. Se um contaminado entrar, a proliferação é certa", alertou Reivon.

Ontem foi dia de visita no Complexo Prisional, em Mata Escura. Diante da possibilidade de suspensão de visitas por um tempo, uns visitantes concordaram e outros não. "Não concordo que cortem as visitas, pois pode ser ruim para eles (presos), mas que forneçam mais cuidados", disse uma professora. "Se for para evitar a contaminação, sou a favor, mas, até lá, que deem, no mínimo, uma máscara", falou uma dona de casa. A Seap não se pronunciou até o fechamento desta edição.