Esporte

Qui, 19/03/2020 | Atualizado em: 19/03/2020 às 04h01


Esporte

Definição Copa América e Eurocopa são remarcadas

DA REDAÇÃO
A+ A-

Em uma videoconferência realizada ontem, o 'Bureau' do Conselho da Fifa ratificou as novas datas das realizações dos torneios internacionais da Copa América e da Eurocopa. Como medida para amenizar o impacto da pandemia do coronavírus, o Conselho decidiu incluir no calendário internacional as datas para as duas competições: entre 11 de junho e 11 de julho de 2021.

Ainda na reunião, em contrapartida, a Fifa decretou que só irá reagendar o novo Mundial de Clubes posteriormente. "Essa situação excepcional requer medidas e decisões excepcionais. Essa crise impacta todo o mundo e é por isso que as soluções precisam levar em conta o interesse de todos os envolvidos. Nós mostramos mais uma vez o espírito de cooperação, solidariedade e unidade. Gostaria de agradecer a todos os presidentes de confederações pelas contribuições positivas e pelos esforços. Conto com o apoio de toda a comunidade do futebol", relatou o presidente da entidade mundial, Gianni Infantino.

Outra medida foi a criação de uma força de trabalho entre as confederações, com o propósito de monitorar a evolução da situação em cada continente e atuar de maneira coordenada. A ideia é identificar soluções que abranjam todas as competições, envolvendo qualquer nível, a fim de garantir a saúde dos participantes.

Uma terceira medida é o checamento da necessidade ou não de emendas ou alterações temporárias aos sistemas de regras de transferências de jogadores, com a finalidade de garantir o cumprimento de contrato tanto para atletas como para clubes, tomando como base os períodos de registro. Ademais, a Federação vai contribuir com US$ 10 milhões (R$ 50 milhões) endereçados a Organização Mundial de Saúde (OMS), para o Fundo de Solidariedade e Combate ao Covid-19.