Viver Bem

Qui, 19/03/2020 | Atualizado em: 19/03/2020 às 04h01


Viver Bem

Tranquilidade Mantenha a cabeça boa

Jeferson Jesus*
A+ A-

A manutenção do equilíbrio emocional é um dos principais objetivos da população neste atual momento de turbulência, devido ao avanço da pandemia de coronavírus por todo mundo. Para saber como agir nesse cenário, a pedagoga e neuroeducadora Rosana Medina deu dicas de exercícios, ontem, em entrevista ao programa Isso é Bahia, da Rádio A TARDE FM.

Segundo a pedagoga, para aliviar esse momento de tensão, "medidas simples, como respirar profundamente todos os dias, deveriam ser nosso dever de casa em qualquer circunstância, mas, para esse momento, devem ser a base de uma visão mais equilibrada nessa fase tensa que estamos vivendo".

"Eu respeito o momento, admito que realmente é grave, cabem cuidados, estamos aqui pra seguir todas as normas de segurança, mas, se continuarmos nesse nível de preocupação e desespero, todos poderão entrar no grupo de risco favorável a desenvolver não só o coronavírus, mas qualquer problema", avaliou.

De forma científica, Rosana explicou como o corpo reage nesse tipo de situação: "Quando estamos estressados, nossas glândulas suprarrenais liberam cortisol, baixamos o nosso sistema imunológico e tudo pode nos afetar. Precisamos respirar, respiração profunda, precisamos parar minimamente 5 minutos para respirar e fazer esse exercício, prestando atenção à nossa respiração. Quando você se concentra em respirar, se induz à calma e sai do nível de estresse", contou.

*Sob a supervisão do editor Vinícius Ribeiro