Viver Bem

Sex, 27/03/2020 | Atualizado em: 27/03/2020 às 04h01


Viver Bem

Se ligue Outono pode ser um facilitador

Durval Ferreira*
A+ A-

Quem sofre de alguma alergia sabe que o outono é um período em que os problemas respiratórios voltam a aparecer. Com as temperaturas amenas e o ar mais seco, se intensificam alergias respiratórias como rinites e sinusites. E, com a epidemia do coronavírus, o cuidado tem de ser maior.

De acordo com o alergologista do Hapvida, Vitório Marchesini, o outono "Pode aumentar a incidência do coronavírus como também de outras viroses, inclusive as respiratórias, como o H1N1, o resfriado comum, por causa da mudança de temperatura, proliferação de fungos e ácaros no ar" .

"Não está efetivamente calor, ainda está chovendo por estar em transição, o que facilita a incidência de alergias respiratórias e do coronavírus", esclareceu o médico.

Um dos cuidados que podem ser adotados é deixar as janelas e portas de casa abertas. "Nesse período, para quem tem problema respiratório, se aconselha melhor ventilação do ambiente e não ter objetos que concentrem fungos e ácaros como tapetes, carpetes, evitar o uso de ventiladores direcionados à face. São medidas gerais que devem ser usadas durante o clima", orientou o arlegologista.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos