Tá Quente!

Qua, 06/05/2020 | Atualizado em: 09/05/2020 às 16h49


Tá Quente!

Eleição Último dia para regularizar título

Euzeni Daltro
A+ A-

Os eleitores que precisam regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, solicitar alterações no próprio cadastro ou até mesmo tirar a primeira via do título eleitoral têm até as 23h59 de hoje para requerê-los. As solicitações podem ser feitas por meio do sistema online Título Net.

Em virtude da necessidade de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adaptou a ferramenta Título Net para receber os requerimentos.

"O atendimento na Justiça Eleitoral é presencial, sempre foi feito com a presença do eleitor. Essa pandemia do coronavírus fez com que a Justiça Eleitoral suspendesse o atendemento presencial e a obrigou a enfrentar um novo desafio e encontrar uma forma para que o eleitor possa regularizar sua situação", afirma Maurício Amaral, secretário de Planejamento do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

De acordo com o secretário, dos 417 municípios do estado, 98 possuem eleitores que precisam regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Entre eles, está Salvador, onde cerca de 200 mil títulos eleitorais foram cancelados.

Por meio do Título Net, o eleitor pode fazer o alistamento (requere a primeira via do título de eleitor), solicitar transferência de domicílio eleitoral (mudança de uma cidade para outra ou ainda mudar para um local de votação mais acessível) e fazer alguma alteração no próprio cadastro.

Para tanto, o eleitor precisar acessar o site do TRE, onde existe um atalho para o Título Net, preencher o requerimento que está disponível, tirar uma selfie e anexar os documentos, conforme forem instruídos, e finalizar o atendimento. O endereço do TRE é www.tre-ba.jus.br.