Viver Bem

Qui, 07/05/2020 | Atualizado em: 09/05/2020 às 17h12


Viver Bem

Tem bebê? Brinquedos devem ser bem higienizados

Durval Ferreira*
A+ A-

É inegável que os bebês precisam de uma atenção especial. Mas, diante da pandemia do coronavírus, os pequenos merecem uma atenção ainda maior. Neste momento, é natural que eles fiquem mais inquietos, ativos e curiosos para explorar o local em que se encontram.

Gabriela Borges, estudante e mãe de uma bebê de 2 meses, conta que os cuidados precisaram ser redobrados com a pandemia: "Estou seguindo rigorosamente as orientações para proteger ao máximo a minha filha. Estou de quarentena, mas o meu marido está trabalhando. Então, busco limpar a casa o tempo inteiro, higienizar as compras e não estamos recebendo visitas", explicou a estudante.

De acordo com a pediatra Maria Medeiros, todos os itens da casa devem ser higienizados, especialmente os brinquedos. "Existe também um produto no mercado chamado Lisoform. Ele tem a apresentação spray e pode ser aplicado nos brinquedos. Seu princípio ativo é ortofenilfenol 0,1%", orientou a médica.

Além dos brinquedos, a limpeza da casa deve ser sempre priorizada. Os produtos vindos do mercado também necessitam passar por uma dedetização para evitar o contágio dos responsáveis e dos pequenos. "O produto que der para lavar com água e sabão na pia, tipo latas e caixas, pode lavar com detergente, bucha e água corrente. Já as frutas, verduras e legumes, usa 1 tampa de hipoclorito a 2,5%, diluída em 1 litro de água numa bacia. Em embalagens, como sacos, que não podem ser lavados, pode borrifar álcool a 70 e espalhar com um pano seco", explicou a pediatra.

Já os ursos e brinquedos de pelúcia podem ser lavados numa lavadora de roupas. "Os brinquedos, ursos de pelúcia, além do uso do Lisoform, podem ser lavados na máquina com água e sabão normal. O vírus não resiste a sabão nem detergente" contou.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos