Plantão

Sex, 05/06/2020 | Atualizado em: 05/06/2020 às 05h01


Plantão

Nem advogada fica imune a golpistas

Nicolas Melo
A+ A-

Uma advogada de Feira de Santana (a 115 km de Salvador) descobriu que seu nome está sendo usado para aplicar golpes na plataforma OLX. A vítima, Elza Rafaela, só tomou conhecimento do caso após dois anunciantes entrarem em contato, na sexta passada (29).

Elza contou que recebeu mensagem de um homem, por meio do chat de conversa do Instagram, na tarde de sexta, relatando a tentativa do golpe durante a venda de uma motocicleta. O anunciante só desconfiou da então compradora após verificar que havia muitos erros ortográficos durante a conversa.

"Era o primeiro anunciante que me enviou um print (foto da tela do celular) e perguntou se era eu mesma na conversa. O rapaz disse que tinha feito um anúncio na OLX e a 'pessoa' se apresentou como advogada Elza", disse a vítima.

Após tomar conhecimento, Elza registrou o boletim de ocorrência na delegacia local. Mas, ao sair da unidade policial, recebeu outra ligação. "Outra pessoa me ligava e era o segundo anunciante que queria verificar se era eu mesma interessada na compra", comentou.

O modus operandis da conta fake foi: entrar em contato com o usuário por meio do anúncio da venda e solicitar o contato para o aplicativo WhatsApp, onde o golpista mantém uma conta igualmente falsa.