Viver Bem

Ter, 09/06/2020 | Atualizado em: 09/06/2020 às 06h23


Viver Bem

Pesadelos Pandemia de tirar o sono

Durval Ferreira*
A+ A-

O isolamento social trouxe sensações de incerteza, pânico e medo. Muitas pessoas, por exemplo, não têm dormido bem e sofrem com pesadelos. De acordo com a psicóloga Leide Batista, é algo que tem acontecido nesta pandemia. "Por se tratar de incertezas, as pessoas ficam com essa sensação. O mundo está enfrentando coletivamente uma situação nunca vivenciada, situação essa que ameaça a existência", explicou a psicóloga.

Uma de suas recomendações é evitar o excesso de informações, pois pode "provocar uma grande instabilidade emocional". Além disso, estabeleça uma rotina.

E para quem está ansioso, a consequência pode ser os pesadelos. "Ter pesadelo de forma constante pode indicar um problema, necessitando de uma avaliação com o psiquiatra" , contou Leide Batista.

É importante que você analise qual pode ser a causa dos seus sonhos. Você anda estressado ou ansioso? Passou por algum evento traumático? A partir das descobertas, é importante tentar eliminar o que está causando os pesadelos. Sempre que possível, considere pedir ajuda a um profissional qualificado, como um psicólogo ou um médico especialista do sono.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos