Te Contei?

Sex, 19/06/2020 | Atualizado em: 19/06/2020 às 06h24


Te Contei?

Forrozeiros chateados

Durval Ferreira*
A+ A-

Dentre tantos que poderiam ter sido escolhidos para representar a Bahia no especial de São João da TV Globo, que será exibido neste sábado (20), após a novela Fina Estampa, a preferência por Léo Santana, cantor de pagode, causou revolta e insatisfação.

Conforme anunciado na última quarta-feira (17) pela emissora, o Gigante – além da banda Forró do Tico – é a aposta baiana da Globo para celebrar a festa.

A escolha do GG para representar um outro ritmo musical trouxe estranheza entre a classe de forrozeiros. Para muitos, trata-se de uma descaracterização da festa. Em longo desabafo no Instagram, o cantor Léo Macedo, da banda Estakazero, criticou a decisão da emissora televisiva e citou nomes que deveriam ter sido escolhidos.

"Nós temos aqui na Bahia um cenário muito forte do forró, artistas que têm carreiras consolidadas, que lutam para manter as tradições, as raízes e divulgar essa cultura para fora do estado, como Adelmário Coelho e Targino Gondim", desabafou.

O cantor e compositor Adelmário Coelho, ao site UOL, classificou como um desserviço e falta de responsabilidade com a cultura a escolha de Léo Santana para representar o São João do Nordeste. "Quem tem responsabilidade com a cultura não pode estar brincando. Chega a ser hilário e totalmente fora do contexto expor um profissional que nunca cantou uma música de forró na vida pra representar o São João da Bahia", disse Adelmário.

Em nota ao site UOL, a Rede Bahia disse que o assunto é de responsabilidade da Globo Nordeste, cuja sede fica em Pernambuco. Ainda segundo o portal UOL, a coordenadora de produção da Globo Nordeste, Izabel Carvalho, disse que o gestor de cada emissora local fez a escolha das atrações.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos