Esporte

Ter, 21/07/2020 | Atualizado em: 21/07/2020 às 06h26


Esporte

Na pegada baiana Nordestão recomeça hoje

Jefferson Domingos
A+ A-

Após 127 dias paralisada por causa da pandemia do coronavírus, e até dúvidas sobre a sua continuação, a Copa do Nordeste será retomada hoje - com algumas novidades e adaptações - para a realização da fase final. A partida que marca a volta do torneio será disputada hoje, entre Fortaleza e América-RN, em pleno Barradão, às 20h.

O local do jogo indica uma das mudanças que possibilitaram a retomada do Nordestão. A Bahia foi escolhida pela CBF como a única sede da competição, após aval da Prefeitura da capital e do Governo do Estado. Além de Salvador, alguns duelos serão realizados em estádios de outros municípios: na Arena Cajueiro e no Joia da Princesa, em Feira de Santana, no Valfredão, em Riachão do Jacuípe e no Centro Esportivo de Praia do Forte, em Mata de São João.

A Fonte Nova, que abriga um hospital de campanha para pacientes com coronavírus, não será utilizada. Todos os jogos serão realizados sem a presença do torcedor e com um limite de pessoas dentro do estádio. A Liga do Nordeste irá bancar a hospedagem de todos os clubes, além de exames da Covid-19.

A "Lampions League" vai voltar de onde parou: na última rodada da fase de grupos. Os quatro primeiros de cada chave avançam para as quartas de final. Ou seja, logo após essa rodada, oito dos 16 times serão eliminados. O duelo Freipaulistano e Imperatriz foi cancelado, pois não valia mais nada para as duas equipes (já eliminadas) e não influenciava na tabela.

Vai ser com a Copa do Nordeste que os torcedores de Bahia e Vitória vão, amanhã, matar a saudade de ver o time do coração, após quatro meses.

Para o Tricolor, o jogo desta quarta-feira (22), às 20h, contra o Náutico, em Pituaçu, vai servir para dar ritmo à equipe, que não entra em campo desde o triunfo contra o América-RN, em 14 de março. O Esquadrão está em segundo lugar no Grupo A, com os mesmos 14 pontos do líder Fortaleza. Como a posição na tabela não vai interferir no mando de campo, porque o torneio tem sede única, ficar na ponta da classificação representará enfrentar o quarto colocado da outra chave, o mais fraco, teoricamente.

O Vitória também é vice-líder, mas do Grupo B, com os mesmos 13 pontos do Confiança. Para confirmar a classificação, o Leão precisa apenas de um empate amanhã, às 20h, no Joia da Princesa, contra o Botafogo-PB. O Rubro-Negro pode se classificar até se perder, desde que um time, entre Náutico, Ceará e Santa Cruz, não vença

Os confrontos decisivos das quartas de final estão marcados para o próximo sábado (25). Apenas a final do Nordestão terá duelos de ida e volta, nos dias 1° e 4 de agosto.