Esporte

Qui, 30/07/2020 | Atualizado em: 30/07/2020 às 05h02


Esporte

Daniel, o herói improvável

Jefferson Domingos
A+ A-

No sufoco, no finalzinho e com uma atuação ruim. Apesar das dificuldades, o Bahia se classificou para a final da Copa do Nordeste ao vencer o Confiança na noite de ontem, no estádio de Pituaçu, por 1 a 0. O gol foi marcado somente aos 42 minutos do segundo tempo, em chute de fora da área do meia Daniel, que tinha acabado entrar. Agora, o Esquadrão vai reeditar a final do Nordestão de 2015 com o Ceará, que foi campeão naquele ano.

O jogo de ontem teve o roteiro que Roger Machado temia. O Confiança se fechou com duas linhas de quatro e o Tricolor teve trabalho para furar essa retranca. Na melhor oportunidade do primeiro tempo, João Pedro avançou pelo lado direito e cruzou rasteiro na área. Fernandão pulou de carrinho e finalizou, mas Rafael Santos conseguiu defender.

O Bahia voltou para o segundo tempo como terminou o primeiro: errando muitos passes e sem conseguir envolver o adversário. A lentidão do time em tomar decisões facilitava o trabalho da defesa do Dragão. Somente aos 17 minutos da etapa final, o Tricolor voltou a assustar. Rodriguinho enfiou a bola nas costas da marcação para Élber. O camisa 7 avançou, mas chutou por cima.

O tempo passava e nada acontecia. Roger Machado só fez a primeira alteração no time aos 23 minutos, quando colocou o jovem Alesson no lugar de Clasyon, que teve mais uma atuação discreta. Sem encontrar uma solução, o Bahia passou a abusar da jogada de bola aérea, também sem êxito.

Apenas aos 41 minutos Roger fez a segunda alteração, uma mudança que poderia ter ocorrido facilmente 15 minutos antes, mas que , mesmo sendo tardia, resolveu o jogo para o Bahia. Um minuto após entrar no lugar de Gregore, o meia Daniel recebeu passe de Élber, bateu de fora da área e acertou o canto direito do gol: 1 a 0 e o clima que já era de decisão nos pênaltis foi chutado para longe. Depois, foi só esperar o último apito para o Tricolor confirmar a classificação para a sua oitava final de Nordestão, a quarta nos últimos oito anos. O clube vai agora em busca de seu quarto título .