27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Viver Bem

Saúde - 22/04/2024, 18:31 - Da Redação

Oito casos de HIV são diagnosticados na Micareta de Feira

Sesab realizou 3.969 exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis

Estande de Testagem Rápida atendeu diversos foliões
Estande de Testagem Rápida atendeu diversos foliões |  Foto: Leonardo Rattes/Saúde GOVBA

Oito casos de HIV foram registrados durante a relização da Micareta de Feira de Santana, realizada entre quinta (18) e a madrugada desta segunda-feira (22).

De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), 3.969 exames de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) foram realizados no estande de Testagem Rápida montado no circuito. Destes, 62 foram positivos para sífilis,três para hepatite C e dois para hepatite B.

No caso das pessoas que testaram positivo para sífilis, 18 concordaram em iniciar o tratamento na hora, com aplicação de benzetacil. Tantos estes pacientes quanto os demais foram acolhidos e receberam orientações do encaminhamento para unidades de saúde para iniciarem ou continuarem o tratamento.

Camisinhas

Mais de 500 mil camisinhas femininas e masculinas foram distribuídas no estande de Testagem Rápida montado no circuito e na iniciativa Camisinha Tá na Mão, realizada em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), que distribuiu os preservativos em diversos pontos do circuito.

“O balanço que a gente faz é muito positivo. O número de preservativos distribuídos superou o de 2023 e o de testes feitos foi muito semelhante, sendo que, no domingo (21), a chuva atrapalhou bastante a testagem e a distribuição, já que muita gente ficou em casa”, analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. “Além disso, a abordagem aos foliões que passaram na frente do estande também ficou prejudicada pela chuva”, complementa.

exclamção leia também