25º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Cidades

Boa iniciativa - 25/04/2024, 05:40 - Maria Clara Oberlaender

Transporte público é palco para capacitação sobre cuidado com jovens

Ação promovida pela Aldeias Infantis SOS estará no sistema metroviário até 10 de maio

Voluntários da Aldeias Infantis SOS na estação de metrô Aeroporto
Voluntários da Aldeias Infantis SOS na estação de metrô Aeroporto |  Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE

A Aldeias Infantis SOS é uma das principais organizações globais focada na proteção e cuidados da infância e juventude. Na Bahia, ela está presente em Mata de São João, Camaçari e Lauro de Freitas. Com o objetivo de fortalecer esse trabalho e alcançar novos doadores, até o dia 10 de março haverá uma ação de conscientização em três estações do sistema metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

Fundada no Brasil em 1967, a Organização está presente em cerca de 30 localidades do país e atua com foco em crianças, adolescentes e jovens que perderam o cuidado parental ou que estão em risco de perdê-lo, além de desenvolver ações humanitárias. A supervisora da ONG, Evelyn Matos, detalha:

“Recebemos a denúncia, mas antes da criança ser acolhida o Conselho Tutelar faz uma visita na sua casa para ver o que está acontecendo e isso gera o ato da gente acolhê-la, e ela fica na organização recebendo todo o suporte para ter uma vida normal.”

A organização Aldeias Infantis SOS está promove uma campanha de conscientização sobre cuidados com a infância e juventude em estandes montados nas estações de metrô de Salvador.
A organização Aldeias Infantis SOS está promove uma campanha de conscientização sobre cuidados com a infância e juventude em estandes montados nas estações de metrô de Salvador. | Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE

A Aldeias acolhe crianças de 0 a 17 anos e a partir dos 18 acontece um encaminhamento para sair de lá trabalhando. Desde jovem, passa por um processo para estudar e se preparar para o mercado de trabalho e tem todo apoio para isso. Entretanto, pode acontecer da pessoa acolhida sair antes de completar a maioridade:

“Há a possibilidade da criança ser adotada e há casos dela voltar para a família, dependendo do que aconteceu. Haverá um acompanhamento com os parentes para saber como está a convivência e não dando certo, será acolhida novamente”, afirma Evelyn.

A organização Aldeias Infantis SOS está promove uma campanha de conscientização sobre cuidados com a infância e juventude em estandes montados nas estações de metrô de Salvador
A organização Aldeias Infantis SOS está promove uma campanha de conscientização sobre cuidados com a infância e juventude em estandes montados nas estações de metrô de Salvador | Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE

Nas estações Aeroporto, Lapa e Rodoviária do metrô da grande Salvador, o Espaço SOS tem como principal objetivo divulgar os direitos das crianças, conscientizar sobre os cuidados com a infância e ampliar a rede de apoiadores. Diariamente são cerca de 400 mil pessoas frequentando por dia o sistema metroviário e a Analista de Comunicação da CCR Metrô Bahia, Lídia Marques, pontua:

“A gente tem um programa chamado ‘Bora de Metrô’ e com ele, abrimos espaços para iniciativas culturais, sociais e de saúde para que nossas estações sejam palco para esses projetos. Então como Grupo CCR, que tem o objetivo de melhorar a vida das pessoas através da mobilidade, entendemos que o metrô tem que ser muito mais do que um meio de transportar a população e que elas têm que vivenciar experiências ali e também conhecer sobre temas importantes para a sociedade.”

A organização Aldeias Infantis SOS está promove uma campanha de conscientização sobre cuidados com a infância e juventude em estandes montados nas estações de metrô de Salvador
A organização Aldeias Infantis SOS está promove uma campanha de conscientização sobre cuidados com a infância e juventude em estandes montados nas estações de metrô de Salvador | Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE

O Espaço SOS estará montado entre os dias 22 e 26 de abril na Estação Aeroporto; de 29 de abril a 3 de maio na Estação Lapa e de 6 a 10 de maio na Estação Rodoviária de Metrô, sempre das 9h às 18h. Para ajudar a ONG ou se tornar voluntário, entre em contato pelo instagram @aldeiasinfantissosbrasilbahia.

exclamção leia também