Foto: Luciano Carcará / Ag. A Tarde

Da Redação

As cirurgias eletivas, aquelas que não possuem caráter de urgência, estão suspensas em toda a Bahia. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira, 4, pelo secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas. De acordo com ele, a decisão tem como objetivo direcionar recursos para o tratamento de pacientes com a Covid-19 que necessitam, por exemplo, de ventilação mecânica.

No início da manhã, pacientes e funcionários do Hospital Dia, que fica no Hospital Roberto Santos, em Salvador, e é responsável por cirurgias simples, fizeram um protesto contra o fechamento da unidade por tempo indeterminado. Segundo Vilas-Boas, a unidade suspenderá temporariamente os procedimentos.

Em um comunicado, o Governo informou que “a medida tem a intenção de salvaguardar a saúde dos pacientes diante do aumento do número de casos de Covid-19 no estado”. Ainda segundo o documento, todos os pacientes que tinham cirurgias agendadas estão sendo informados e os procedimentos serão remarcados assim que os serviços forem retomados.