30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Entretenimento

vale a pena? - 27/04/2024, 06:45 - Clara Oliveira - Atualizado em 27/04/2024, 12:31

As dúvidas em fazer sexo com amigo: ajuda ou atrapalha?

Em conversa com o Massa!, a sexóloga Raquele Carvalho abriu o jogo sobre o tema

Sexo com amigo pode ser tudo de bom, mas existem pontos para ficar de olho
Sexo com amigo pode ser tudo de bom, mas existem pontos para ficar de olho |  Foto: Reprodução/Freepik

Sexo entre amigos, amizade colorida e transa casual. Essas são algumas denominações e dúvidas em torno do mesmo assunto: “manter sexo casual com um amigo vai ajudar ou atrapalhar a amizade?”. O tema pode despertar curiosidade para algumas pessoas e se tornar até mesmo motivo de fantasia. Mas, como lidar com o medo ‘barril’ de estragar a relação amigável?

Para desvendar os prós e contras do sexo entre amigos, uma pesquisa realizada pela universidade americana Boise State University, com 300 homens e mulheres, mostrou que 20% dos entrevistados já se aventuraram na amizade colorida. Entre eles, um saldo positivo: 75% afirmaram que a amizade ficou melhor e mais fortalecida após transarem.

Para ir ainda mais afundo nos possíveis riscos em fazer sexo com amigos, o Portal Massa! conversou com a sexóloga Raquele Carvalho, pós-graduada em Gênero e Sexualidade, para saber quais os cuidados tomar e como se ‘jogar’ sem medo em uma (ou várias) transas com um amigo.

Raquele Carvalho é pós-graduada em Gênero e Sexualidade
Raquele Carvalho é pós-graduada em Gênero e Sexualidade | Foto: Arquivo pessoal

Bom senso, comunicação clara e honesta, comunicar sobre o que sente e expectativas alinhadas, são pontos citados por Raquele Carvalho como cuidados para não fazer com que a amizade colorida se torne um problema.

“Alinhar as expectativas é algo que é fundamental e para isso precisa ter uma comunicação muito clara, muito aberta para não haver um problema maior. E aí quando você alinha, você vai poder estabelecer o limite”, iniciou a sexóloga.

O combo de sexo com amizade pode atrapalhar a relação?

O combo de sexo com amizade pode atrapalhar se houver expectativas distintas, se as pessoas forem muito diferentes e se alguma das partes sentir o desejo de namorar. Para a sexóloga, é necessário o entendimento do que a transa significa.

“O que esse sexo significa para relação de amizade? É apenas sexo pelo sexo? Precisa ter cuidado nesse sentido do sentimento não correspondido, expectativas diferentes, questão de ciúmes, de insegurança, talvez a dificuldade de voltar o que era anteriormente de apenas amizade, perder a confiança, mudança na dinâmica na amizade e também até pôr fim na amizade, em alguns casos se não for gerenciado de forma adequada isso entre as partes envolvidas pode sim acabar a boa amizade”, alertou Raquele ao Massa!.

Enquanto alguns observam o vuco-vuco com o amigo algo perfeito para se ter prazer sem precisar lidar com todos os bo’s de um relacionamento, outros já sentem receio em desenvolver a amizade colorida.

Para Raquele, antes de se envolver sexualmente com alguém do seu ciclo de amizade é necessário ser realista consigo mesmo e se conhecer o suficiente para entender quais os seus sentimentos.

“Ser realista com os seus sentimentos, evitar exclusividade, é casual e é entre amigos, então se é pra manter amizade evitar a questão de desenvolver um relacionamento romântico. É importante que passem a ser encontros regulares, que os envolvidos possam revisar a situação”, destacou a profissional.

O combo de sexo com amizade pode atrapalhar se houver expectativas distintas
O combo de sexo com amizade pode atrapalhar se houver expectativas distintas | Foto: Reprodução/Freepik

Com uma relação sexual que tem tudo pra ser gostosa, leve e divertida, o sexo entre amigos também pode se tornar deliciado. “Você está preparada para lidar com isso? para lidar com esses sentimentos? como você perceber o sexo? Você perceber o sexo como algo prazeroso e pontual? da para ter um sexo casual e não vai ter envolvimento? São perguntas que você precisa se fazer para saber se é algo que você consegue sustentar”, completou a sexóloga.

Limites necessários

Para garantir o desenrolo sem maiores dores de cabeça, o ponto-chave é definir as expectativas e estabelecer o que cada um espera da relação. Pontuando sobre os limites impostos em um sexo entre amigos para não atrapalhar a amizade, a sexóloga salientou sobre os perigos da exclusividade e outros pontos importantes.

“Seja um relacionamento casual, seja um sexo sem compromisso emocional, é importante que ambos estejam falando a mesma língua, evitar exclusividade, porque convenhamos, se são amigos estão livres para conhecer, para estar com outras pessoas e para transar com outras pessoas, respeitar os limites de conforto, se algo não for confortável é preciso comunicar, manter a discrição, porque não são um casal de namorados, são amigos, então ninguém precisa saber a respeito, priorizar a amizade, se essa for a função”, afirmou Raquele.

Ficar de olho em como a relação está progredindo conforme o tempo também é necessário para os dois lados saírem de boa. “Revisar a situação, a medida que a relação vai progredindo é bom sempre ver se ambos ainda estão falando a mesma língua de um sexo sem compromisso emocional ou se uma das partes evoluiu para uma outra questão”, alertou.

A comunicação é fundamental no sexo com amigo
A comunicação é fundamental no sexo com amigo | Foto: Reprodução/Freepik

O risco

Vale correr o risco para viver momentos de prazer com uma pessoa que já está inserida em sua rotina no ciclo de amizade? Nunca se sabe. Isso porque, segundo a sexóloga, para alguns a relação vai funcionar, mas para outros não funciona.

Por fim, o válido é ser claro consigo mesmo, entender os seus sentimentos e após colocar todos os pontos na balança, caso sinta vontade de se aventurar no com um amigo ou amiga: se jogue. Como ponto-chave, a sexóloga afirma “a dica que dou é autoconhecimento”.

exclamção leia também