Importante que os pais implementem a prática para naturalizar o hábito dos filhos
Foto: Getty Images

Da Redação

No mês de setembro, uma campanha de conscientização sobre a importância de escovação em tempos de pandemia está sendo realizada pelo Hospital de Odontologia Especializada (HOE), com ações que incentivam a escovação correta.

É importante que os pais implementem a prática para naturalizar o hábito dos pequenos. Com a utilização da técnica adequada para a escovação e o uso do fio dental como parte da rotina, toda a família consegue manter os dentes e gengivas protegidos e livres de placa bacteriana.

De acordo com o diretor do HOE, Jefferson Rodrigues, é indispensável fazer a orientação em saúde bucal aos pacientes. Rodrigues ainda salienta que é necessário escolher escova com cerdas macias e aplicar a técnica correta de escovação.

O dentista ressalta que para aplicar a técnica correta é necessário reservar alguns minutos do dia, escovar os dentes de qualquer jeito não tem eficácia. “Não adianta escovar os dentes várias vezes ao dia se não estiver aplicando a técnica correta. Nós precisamos limpar cada face do dente individualmente, o ideal é que gaste em cada face do dente cinco segundos”, diz Jefferson. Além da escovação correta, é muito importante o uso do fio dental para completar a higienização dos dentes.

Uma das formas de contágio do novo coronavírus se dá pela disseminação de gotículas de saliva. Por isso, se alguém na casa estiver com sintomas ou suspeita da infecção, o uso de pasta de dente, sabonete e toalha de rosto deve ser individualizada. Recomenda-se ainda não deixar a escova de dente da pessoa infectada no mesmo ambiente das demais escovas.