Foto: Divulgação / SSP- BA

Operação Hidra derruba organização criminosa que deve R$ 75 milhões em impostos pro Estado

*Bruno Brito

Uma operação integrada do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e das secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Segurança Pública (SSP) cumpriu, na manhã de ontem, oito mandados de prisão e 19 de busca e apreensão na Bahia e em Santa Catarina.

A Operação Hidra investiga uma organização criminosa com R$ 75 milhões em dívidas tributárias com o fisco baiano. Entre os presos, sete são da mesma família. Os agentes atuaram em Salvador, Camaçari, Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos, na Bahia, além de Itajaí(SC).

Segundo informações do MP-BA, o grupo atuava no comércio atacadista de alimentos criando empresas em nome de laranjas, realizando compras em nomes de terceiros e empresas “noteiras” (constituídas e registradas de forma fraudulenta), utilizadas para emitir notas fiscais frias para a prática da sonegação fiscal.

Segundo o promotor de justiça Hugo Cassiano, o grupo constituiu maisde15empresasejá havia sido autuado diversas vezes pela Sefaz. “É um grupo familiar que se iniciou há mais de 10 anos nesse ramo atacadista de alimentos. As empresas iam sendo criadas, utilizadas para exploração econômica, e quando os débitos ficavam altos, eles simplesmente abandonavam as empresas e prosseguiam com a criação de novas empresas, com novos laranjas, e fizeram isso ao longo dos anos”, explicou.

As oito pessoas que tiveram a prisão decretada foram levadas à Companhia de Ope- rações Especiais (COE), em Salvador, para ser interrogadas. Já a empresa JRS, de Itajaí, foi interditada pelo Ministério da Agricultura, por causa de diversas irregularidades, a exemplo de pescados em decomposição e etiquetas falsificadas. “O material arrecadado ainda será analisado, mas, pelo que pudemos constatar, a documentação apreendida con- firma as nossas suspeitas. Nós consideramos a ação muito exitosa, tivemos 100% de aproveitamento no cumprimento dos mandados”, afirmou o promotor.

*Sob a supervisão da editora Meire Oliveira