Foto: Divulgação

Galerinha poderá conhecer, neste sábado, instrumentos que compõem o som do grupo

Maria Gabriela Vidal*
redacao@jornalmassa.com.br

Para marcar a abertura do projeto “IlêAiyê–Que Bloco é Esse?”, uma oficina online de percussão dará oportunidade a crianças a partirde8anos a conhecer os instrumentos que compõem o som inconfundível do Ilê.Adaptada para o formato virtual, a atividade em homenagem ao Dia das Crianças será realizada amanhã, das 15h às 17h, ministrada por dois mestres percussionistas e regentes da banda do Ilê Aiyê, Mário Pam e Kehindê Boa Morte.

Destinada a 30 crianças já inscritas, os demais interessados poderão acompanhar a transmissão por meio do canal do IlêAiyê,no YouTube. “Os participantes da oficina irão perceber como a percussão entrou cedo nas nossas vidas, e como foi fundamental para a descoberta do potencial transformador da arte em nossa formação. A ideia é que elas possam conhecer um pouco de cada instrumento, além de serem apresentadas ao samba afro, ritmo característico do Ilê Aiyê”, conta o mestre Mário Pam.

Na ocasião, também estarão presentes três integrantes da banda mirim da entidade,a Band ’Erê. Os mestres irão apresentar diversos instrumentos, com timbau, surdo, caixa e repique. As crianças não precisarão possuir tais objetos para acompanhar a oficina, como assegura Kehindê Boa Morte: “Iremos sugerir que elas utilizem materiais disponíveis em casa que podem ser adaptados, como balde, banco de madeira, garrafas pets com sementes,entre outros”.

*Sob a supervisão do jornalista Tiago Lemos