Foto: Getty Images

Dicas Importantes – A proteção é essencial. Então, saiba como deve cuidar da pele

Durval Ferreira*
redacao@jornalmassa.com.br

Usar máscara se tornou essencial com a pandemia do novo coronavírus. Em pesquisa do Instituto Datafolha, nove de dez entrevistados afirmaram utilizar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) quando estão fora de casa.

E o aumento de acnes na pele com isso aumentou. O instalador de placas solares Tailson de Melo, de 22 anos, além de usar capacete e face shield(protetordeplástico transparente) durante o trabalho, precisou utilizar máscara com a pandemia. Isso contribuiu para o aumento de oleosidade na sua pele.

Segundo o instalador, o resultado da proteção foi a ampliação no número de cravos na região nasal. “O número de cravos no meu nariz aumentou bastante durante a pandemia, chegando até a arder quando passo o dedo”, diz.

A má higienização da região colabora para o processo inflamatório da pele, gerando as irritações que se manifestam com cravos e espinhas. Isso ganhou o nome de “Mascne”. “Tem surgido em função do abafamento da região e pelo mau uso do equipamento, gerando certos tipos de irritação na pele, além do aumento da oleosidade da região. Outros fatores correlacionados, como alterações emocionais e hormonais, também podem influenciar”, explicou o biomédico Vinicius Said.

Como o uso de máscara é fundamental para reduzir o risco de contágio por Covid-19, o profissional recomenda que o paciente conheça o seu tipo de pele e adquira um sabonete para a sua necessidade. “Se for oleosa, sabonetes à base de ácido glicólico ou salicílico são algumas das alternativas oferecidas pelo mercado. Contudo, sempre analise a concentração para não irritar ou manchar a pele. Outra dica é lavar o rosto com sabonete neutro”, orientou. “Além de fazer a higienização com o sabonete específico, o uso de água termal e hidratantes na região da face podem minimizar a irritabilidade. Existem casos também de pacientes que desenvolveram rosácea, condição que a pele fica ‘rosadinha’.

Portanto, cremes à base de Rosa Mosqueta ou mais calmantes, com o Baume, ajudam a melhorar o aspecto da face”, explicou Said.

*Sob supervisão do jornalista Tiago Lemos