28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Política

fora da cadeia - 28/03/2024, 22:13 - Clara Oliveira

Ex-integrantes da cúpula da PMDF no 8/1 recebem liberdade provisória

As prisões de Klepter Rosa Gonçalves, Fábio Augusto Vieira e Marcelo Casimiro Vasconcelos foram substituídas por medidas cautelares

Eles estavam presos desde agosto de 2023
Eles estavam presos desde agosto de 2023 |  Foto: Divulgação/PMDF | Reprodução/Tv câmera distrital | Marcelo Camargo/Agência Brasil

Três ex-integrantes da cúpula da PMDF, réus por omissão nos atos golpistas no dia 8 de janeiro, receberam liberdade provisória nesta quinta-feira (28) concedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

As prisões de Klepter Rosa Gonçalves (subcomandante geral na época dos fatos), Fábio Augusto Vieira (comandante-geral da Polícia Militar do DF à época) e de Marcelo Casimiro Vasconcelos (coronel da PMDF) foram substituídas por medidas cautelares.

Após a decisão do ministro, os réus terão que utilizar tornozeleira eletrônica, entregar passaportes e ficarão proibidos de usar as redes sociais. Eles estavam presos desde agosto de 2023.

Leia Mais:

Cúpula da PMDF trocou mensagens comprometedoras sobre golpe

Comandante da PM do DF ‘puxa cana’ por omissão a atos golpistas

"É grave", dispara Lula sobre treta eleitoral na Venezuela

De acordo com Alexandre de Moraes, a necessária compatibilização entre a Justiça Penal e o direito de liberdade “não aponta a permanência das razões para a manutenção da medida cautelar extrema, seja para a garantir a ordem pública, seja para impedir eventuais condutas do réu que pudessem atrapalhar a instrução criminal ou a aplicação da lei penal, uma vez que, houve reestruturação total do comando da Polícia Militar do Distrito Federal”.

Os outros 4 militares permanecem presos, são eles: Coronel Jorge Naime, Coronel Paulo José Bezerra, Major Flávio Silvestre de Alencar e o Tenente Rafael Martins.

exclamção leia também